Gerir uma empresa não é tarefa simples. É preciso ir muito além do planejamento da produção, da administração das finanças ou da manutenção do espaço físico – é necessário sempre lembrar de valorizar uma das peças mais importantes para o bom andamento de uma empresa: os colaboradores. É imprescindível oferecer boas condições de trabalho à equipe para conquistar bons resultados, pois, desta maneira, os funcionários sentem-se motivados e vestem cada vez mais a camisa da empresa.
Dentre os quesitos que proporcionam bem-estar e condições dignas de trabalho para os colaboradores de um empreendimento, está o cuidado com a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, os empregadores são responsáveis pela saúde de seus trabalhadores, e possuem o dever de assegurar um amparo profissional capaz de manter a saúde dos empregados em dia.
Para atender a este dever, a alternativa mais utilizada pelas corporações é o oferecimento de planos de saúde aos seus colaboradores. Entretanto, muitos empresários seguem inseguros quanto a este investimento – como posso assegurar o lucro da minha empresa aumentando a despesa mensal com meus funcionários?
Para acabar com a insegurança, confira agora as 8 principais razões para contratar um plano de saúde para a sua empresa, e entenda de que forma este investimento beneficiará seu negócio:
1 – Melhoria da relação empregador/empregado
O benefício mais imediato que um empresário sentirá após contratar um plano de saúde para a sua empresa é a melhoria do relacionamento com seus colaboradores. Ao serem acobertados por um plano de saúde, os empregados sentem que a empresa valoriza o trabalho que desempenham e, por isso, se preocupa em garantir qualidade de vida a todos. Esta relação de cuidado e proteção desperta um novo grau de confiança entre o empregador e os empregados, que passam a sentir satisfação em servir à corporação. Satisfeitos, os funcionários tendem a encarar a jornada de trabalho com mais motivação e, consequentemente, otimizam seu tempo produtivo – alavancando o lucro da empresa.
2 – Menor recorrência de faltas ou afastamento
A rotina da empresa se beneficia com a redução do número de atestados e afastamentos. Profissionais acobertados por planos de saúde ganham condições de tomar um cuidado maior com a saúde – através de exames de rotina e acompanhamento médico – e, assim, afastam-se com menor frequência por decorrência de doenças. Além disso, as empresas que ofertam planos de saúde que acobertam também os familiares do funcionário estendem a disponibilidade e a produtividade do colaborador ainda mais – tanto pela rapidez do atendimento na rede de saúde privada, quanto pela tranquilidade de ter assistência à sua saúde e também a dos seus filhos.
3 – Destacar a empresa entre a concorrência
Empresas que oferecem salário acompanhado de benefícios despertam o sentimento de acolhimento, segurança e confiança nos colaboradores que, satisfeitos, ficam mais motivados com a causa da empresa. Empresas que concentram pessoas produtivas e felizes com seu ambiente de trabalho tendem a despertar a atenção dos indivíduos que estão à procura de oportunidades no mercado de trabalho. Desta forma, seu negócio atrairá profissionais cada vez mais qualificados e comprometidos com o trabalho, que já iniciarão suas funções enxergando a empresa com olhos positivos.
4 – Menos gastos para todos
Para o colaborador, o recebimento de plano de saúde funciona como um aumento no salário: economizando o dinheiro antes gasto com questões de saúde, o indivíduo poupa dinheiro para investir nas outras áreas da vida. Para a empresa, ofertar planos de saúde é um procedimento de benefício ao empregado muito mais simples do que ajustar aumento nos salários, devido à grande carga tributária brasileira. Assim, o ganho é mútuo (e a economia, também).
5 – Suporte aos acidentes de trabalho
Outra vantagem dos planos de saúde envolve os acidentes de trabalho, aos quais toda empresa está sujeita e possui a obrigação de arcar com as despesas do socorro. Instituições que oferecem plano de saúde aos colaboradores recebem assistência diretamente do plano nos casos de acidente – as que não oferecem, precisam bancar os gastos em modo particular, que correspondem a quantias bem maiores. Significa um aumento dos gastos fixos mensais, mas que proporciona maior estabilidade financeira contínua.
6 – Aumento da produção
Investir na qualidade de vida de seus funcionários é garantia de retorno produtivo. Primeiramente, graças ao sentimento de segurança e reconhecimento da atitude benéfica da empresa em prol do bem-estar de seus colaboradores, que desperta satisfação e maior engajamento com o emprego. Em segundo lugar, por conta da imagem da empresa que se forma em meio ao mercado de trabalho – como local que oferta benefícios e se preocupa com a saúde do empregado -, o que atrai cada vez mais profissionais interessados e amplia as possibilidades de aumentar a equipe com indivíduos cada vez mais capacitados.
7 – Acompanhar a tendência
Oferecer planos de saúde aos funcionários está se tornando tendência entre os empresários brasileiros – cerca de 75% das empresas já oferecem, e o número continua aumentando. O benefício é extremamente valorizado pelos profissionais e tornou-se um diferencial decisivo na hora de aceitar ou não uma vaga de trabalho. Sendo assim, as empresas que ainda não oferecem o benefício acabam perdendo a preferência da mão de obra qualificada.
8 – Possibilidades personalizadas
Cada empresário pode oferecer o benefício do plano de saúde aos seus colaboradores de maneira personalizada, adequada às especifidades de cada empresa, equipe e finança. Há um plano de saúde perfeito para cada perfil de empresa, desde os micro empreendimentos até as multinacionais – coberturas, vantagens e valores são totalmente negociáveis e adaptáveis à cada perfil. Invista em seus funcionários hoje para ver a empresa prosperar no futuro.